Empreendimento materrno - Produzimos fraldas desde 2016

Por que usamos pomadas contra assaduras com as fraldas descartaveis?

E não usamos pomadas contra assaduras com as fraldas ecológicas? 

Saiba aqui tudo sobre assaduras e dermatites com o uso das fraldas e faça sua escolha.
 

Quando é indicado o uso de  pomada para assadura?

De fato é necessário usar pomadas contra assaduras nos bebês quando usamos fraldas descartaveis.

As fraldas descartaveis são produzidas a base de plasticos e gel quimico que prometem segurar xixi por muitas horas, porém essa mistura de xixi, gel quimico e plastico super aquece o bumbum do bebê , provocando assaduras e precisamos lembrar que a pele de um bebezinho é muito sensivel e ainda não tem anticorpos suficientes, portanto sabendo disso é necessario criar uma camada de proteção na pele, e no mercado você encontra diversas pomadas ( com cheirinho, sem cheirinho, transparentes, brancas etc.) , mas precisamos pensar que todas essas pomadas existem para não queimar a pele do bebê. 

E independente de qual pomada você usar, é necessario higienizar muito bem o bumbum do bebê a cada troca, afinal resquicios de pomadas (mesmo as transparentes) podem causar proliferação de fungos e então temos as famosas dermatites e alergias.

 Em 2019 foi realizado um estudo pela Agência Nacional de Segurança Sanitária da França e foram identificadas mais de 60 substâncias tóxicas em marcas de fraldas descartáveis, incluindo pesticidas. (veja a matéria completa aqui).

Este estudo não seria diferente em nenhum local do mundo, mas infelizmente não temos uma industria ou uma politica publica  preocupada em desenvolver estudos nessa area, ja que as fraldas descartáveis geram uma fatia consideravel de riqueza para alguns.

Agora imagine você ter que usar  por 24 horas do dia uma fralda a base de plástico e quimicos e  por três anos seguidos? Qual pele aguentaria intacta? Se as mulheres ja sofrem com o período mentrual usando absorventes descartáveis por 5 dias no mês, e por falar nisso temos a opção dos absorventes femininos de pano (veja aqui na sessão EcoMulher)

É evidente que não é nada saudavel uma pele ficar em contato com tantos quimicos! Se ainda não está convencida, imagine que a fralda descartavel leva em torno de 500 anos para se decompor, e esse tempo não é devido somente ao plastico, mas inclusive por sua formulação quimica do gel. qual produto pode ser saudavel levando  cinco centenas de anos em sua decomposição? E vale lembrar que não temos estudo que realmente indiquem que a fralda descartavel de fato vai se decompor totalmente ( veja o tempo de decomposição aqui)

 

e por que com as fraldas ecológicas não é necessario usar pomadas contra assaduras nos bebes?

Não precisa por um unico motivo, a fraldas ecologica não possuem quimicos ou plastico, a pele do bebê está sempre respirando! Por esse motivo não precisamos de uma camada de proteçao contra assaduras. E não causam dermatites porque a higienização do bumbum do bebê é mais simples. afinal não temos uma camada de poadas grudentas atrapalhando a limpeza e segurando sujeiras no bumbum.

Mas a pele do bebê é sensivel e por mais que a fralda seja de pano, sem quimicos ou plastico, é necessario hidratar a pele, da mesma forma que hidratamos nosso corpo.

Neste caso indicamos pomadinhas naturais ou oleos a base vegetal ( Oleo de coco,amêndoas, semente de uva etc). Vou deixar aqui para voces uma receitinha de um fluido de limpeza que vocês podem fazer em casa mesmo. É bem simples e economico!

Receitinha simples de Fluido de limpeza para higienização dos bebês e lencinho de limpeza !

1 copo de 250 ml de água morna
1 colher de sabonete liquido ou shampoo de bebê
1 colher de óleo natural (amêndoas ou de coco)

Misture tudo e coloque num vidrinho tipo Spray ou aquele que você ja tem em casa!
Se for vidrinho, você pode dar uma aquecidinha antes do uso! Mas é opcional!

Utilize o fluido molhando no algodão ou no paninho de limpeza do bebê entre as trocas de fraldas e após o banho!
O bumbum vai ficar, limpo, hidratado e cheirosinho!

Com essa mesma solução, você pode fazer seus lencinhos umedecidos!
Basta num potinho colocar papel toalha de boa qualidade e acrescentar a solução! Prontinho! Guarde seus lencinhos tampados para usar nas trocas!

Quer mais? Use essa solução com seu EcoPad ou paninhos para remover a sua maquiagem sem agredir a pele!


Mas o bebê pode ter assaduras usando fraldas ecologicas?

Sim, pode! Mas o motivo de ter assadura não é pelo uso das fraldinhas. existem outras duas situações  em que o uso de pomadas  é necessário, independente da fralda que o bebê use:
Quando  que o bebê tem dermatite atópica ou Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) , e neste caso a fralda ecológica vai amenizar muito os sintomas por não esquentar o bumbum! Indicamos que use um Liner (são forrinhos bem fininhos) que vão proteger a fralda para que a pomada não manche o tecido.

Mas existe um outro motivo em que pode aparecer um vermelhinho no bumbum do bebê, e que não é necessariamente uma assadura, mas você pode perceber que o bumbum fica um pouco irritado em periodos em que a criança fica resfriada, toma suas vacinas, nasce os dentinhos, introcução alimentar e etc. São momentos em que o corpo da criança por um movimento natural de proteção pode deixar o coco e o xixi um pouco mais ácido. Mas o que se resolve facilmente promovendo trocas mais curtas, deixando o bumbum tomar um solzinho e usando um oleo vegetal.